Artigo: A importância da Tecnologia da Informação nas Empresas

Artigo: A importância da Tecnologia da Informação nas Empresas

 

           A crescente competitividade do ambiente de negócios está desafiando os administradores de hoje e exigindo das empresas a cada dia que passa novas maneiras de relacionar-se com os concorrentes, com os consumidores e com os fornecedores.
          A busca pela manutenção da continuidade, juntamente com o alcance de um desempenho superior ao desempenho apresentado por seus concorrentes é uma tarefa diária para as empresas. Nesta linha, a estratégia empresarial utilizada deve estar alinhada com essa busca por um melhor desempenho. A geração de valor que possa ser percebido pelo cliente como um diferencial, e/ou a redução de custos são maneiras de buscar um desempenho superior. Dentro deste contexto, o trabalho gerencial é fundamental para o sucesso de uma organização. Contudo o volume de informações que atualmente circulam nas empresas é tão grande que se torna praticamente impossível desenvolver as atividades diárias sem a utilização de recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
          A informação é, no contexto empresarial atual, uma ferramenta fundamental não só para o crescimento, mas também para a sobrevivência das empresas. Sendo a informação o centro de todo o processo, é fundamental saber usá-la de forma estratégica, pois o sucesso empresarial passa a depender, fundamentalmente, da capacidade da empresa de administrar sua base informacional e aproveitar as oportunidades de diferenciação que as novas TICs oferecem. Dessa forma, fica evidente que na sociedade da informação, as modernas TICs têm influenciado decisivamente as organizações, tanto as grandes quanto as pequenas empresas.
          A importância das Tecnologias da Informação e Comunicação ficou cada vez mais presente e visível a partir da década de 90, quando o uso de computadores pelas empresas passou a ser cada vez mais comum. Processos, antes manuais, passaram a serem realizados e automatizados na frente das telas dos “PCs”. Mais recentemente a TIC adquiriu uma nova cara, muito mais evoluída em termos de equipamentos, softwares e os processos que a compreende.
          Alguns exemplos de TICs comumente utilizados pelas empresas são: computadores, celulares, smartphones, tablets, softwares, sistemas de gestão, sistemas inteligentes, internet, websites, redes sociais, e-mail, entre outros. Estas ferramentas, sendo utilizadas de modo planejado e consistente proporcionam diversos benefícios à empresa, entre os quais vale destacar o apoio à tomada de decisões gerenciais, redução de custos, criação de diferenciação e de novas oportunidades de negócios e adição contínua de valor aos produtos e serviços da empresa.
          Como se pode perceber, a TIC pode proporcionar mudanças diversas, desde a simples automatização de processos até uma profunda alteração na maneira de conduzir os negócios. Cabe à empresa avaliar e planejar corretamente suas necessidades e expectativas perante o mercado, qual a estratégia a ser adotada e o papel da TIC frente aos objetivos empresariais. O certo é que as ferramentas estão aí à disposição, basta utilizá-las.